O Certified Energy Efficient Datacenter Award (CEEDA) é um programa de certificação global, avaliado de forma independente, projetado para reconhecer a aplicação das melhores práticas de eficiência energética em data centers. Gerenciar um data center requer várias disciplinas especializadas, e o CEEDA foi criado para fornecer um processo de avaliação no qual os padrões dessas disciplinas são combinados para fornecer uma avaliação otimizada e holística das práticas de eficiência energética em condições do mundo real.
Estrutura do CEEDA
A estrutura do CEEDA é baseada em uma combinação de padrões, incluindo ASHRAE, Energy Star, ETSI, ISO, bem como o Código Europeu de Conduta e métricas Green Grid. Essa combinação fornece uma avaliação da eficiência energética e também das principais práticas de sustentabilidade com foco em energia, materiais, economia circular e o impacto de 8 dos 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Níveis de Certificação
A avaliação compreende uma estrutura graduada cumulativa desses critérios práticos. Para instalações em conformidade, a certificação resultante pode ser concedida nos níveis crescentes de Bronze, Prata e Ouro. A avaliação é um processo cumulativo – para ganhar Prata, o data center deve atender suficientemente ao nível Bronze. Para atingir o nível Gold, o data center deve atender suficientemente aos níveis Bronze e Silver.
Benefícios do CEEDA
O CEEDA oferece vários benefícios para as organizações. Ele permite que as organizações demonstrem publicamente sua liderança em Responsabilidade Social Corporativa (CSR). Além disso, o processo de avaliação auditada verifica de forma independente as principais métricas de desempenho, como Eficiência no Uso de Energia (PUE), métricas avançadas, como CUE/WUE, e o mix específico de energia do local. As instalações certificadas se beneficiam de um aumento médio de 5% a 15% na eficiência energética, bem como uma análise das lacunas operacionais em relação às melhores práticas mundialmente reconhecidas, proporcionando maior potencial para minimizar o impacto do carbono.
CEEDA no Brasil
No Brasil, a certificação CEEDA já está consolidada. Uma das empresas que conquistou a certificação no país foi a Embratel/Claro. Após receber, em 2016, a certificação “CEEDA in Progress” para o Data Center Lapa, a Embratel atingiu o nível Prata, após avaliação de um conjunto de critérios diferenciados, com base nas melhores práticas.
Por sua vez, a Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, investiu mais de R$ 200 milhões na modernização de seus Data Centers e buscou certificações para suportar e atender as necessidades das políticas públicas do Brasil. Em 2018, tornou-se a primeira empresa pública da América Latina a receber o selo CEEDA, que atesta as melhores práticas de eficiência energética de seus três Data Centers e confirma que a gestão e operação dos ambientes estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade operacional da empresa. Em resumo, o CEEDA é uma ferramenta valiosa para as organizações que buscam melhorar a eficiência energética de seus data centers. Ele fornece um quadro para avaliar o desempenho atual, identificar áreas de melhoria e demonstrar compromisso com a sustentabilidade. Para mais informações, visite o site oficial do CEEDA.